Desenvolve-te!!!


Método experimental

 

O método Experimental baseia-se no método científico comum à maioria das ciências. É defendido pelo Behaviorismo mas utilizado por outras correntes de psicologia. O seu objectivo é permitir conhecimentos sobre comportamentos comuns a um grupo de pessoas.

Fases do método

  1. Hipótese Prévia – Estabelecimento de uma relação causa-efeito que explica uma determinada situação. Pretende relacionar a presença de um facto (situação) com a modificação de outro (comportamento).

 

  1. Experimentação – Fase de verificação da hipótese. Nesta fase é determinante o rigor das observações e controlo da situação experimental. È importante realizar:

 

Controlo de variáveis – Elementos que constituem a situação de estudo relativamente à alteração ou manifestação de um comportamento cuja natureza se desconhece. O objectivo desta fase é comprovar se o efeito que as variáveis independentes provocam na variável dependente é aquele que se pensou ao formular a hipótese.

 

Registo de observações – Para garantir o rigor das observações e permitir a análise dos dados por investigadores independentes todas as observações são registadas.

 

Controlo de condições – Validação da informação através da observação de amostras.

 

  1. Generalização – Estabelecimento das conclusões pela generalização dos dados da amostra para o universo a estudar.

 Apesar de toda a preocupação no controlo da experiência determinados erros podem surgir nas diversas fases:

·         Planificação – Possibilidade de erros na elaboração da amostra, na selecção das variáveis e no controle experimental.

 

·         Isolamento de variáveis – Determinadas elementos terão uma reacção diferente a um conjunto de variáveis presentes ao mesmo tempo e não a cada uma individualmente

 

Generalização – A amostra pode ser insuficiente ou demasiado selectiva.